Grandes Pintores: Van Gogh










Vincent Van Gogh nasceu em 30 de Março de 1853, filho de Theodorus Van Gogh, pastor calvinista e de Anna Cornelius Carbentus em Groot Zundert, pequeno povoado na região holandesa de Brabante.Na infância estudou em vários locais diferentes. Tinha Hábitos de leitura normais o que lhe proporcionou ampla cultura. Lia romances entre camponeses e perseguidos, o que mais tarde o aproximou do sofrimento dos homens e da pobreza. Com 16 anos passou a trabalhar como aprendiz na filial da galeria de arte francesa Goupil, em Haia.A galeria havia sido fundada por seu tio Cent, antes de ser incorporado pela famosa casa francesa. Essa ocupação lhe proporcionou viagens a Bruxelas, Londres, e Paris. Em Bruxelas recebeu a visita de seu irmão Théo, o que lhes proporcionou grande amizade. Em Londres apaixonou-se por Eugénie Loyer, filha de sua senhoria. Quando ela recusou sua proposta de casamento, ficou deprimido. Em Amisterdã se tornou pastor, mas recusou-se a aprender latim e grego porque eram idiomas em desuso. Foi para a Bélgica, Instalou se em Pâturages onde conviveu com  mineiros daquela região. Depois foi enviado a Wasmes. Lá  viveu em cabanas e dormiu em palha, ajudando os mais carentes.Transferido para Cuesmes viveu a pão e água, mantendo se privado de tudo, para se identificar com os autênticos pobres. Não teve mais permissão para pregar. Depois disso se dedicou à arte por 9 anos, sendo que nesse período produziu 879 quadros. Só um foi vendido por ele a preço irrisório na época. Foi incompreendido pela sociedade e por sua própria família com exceção do seu irmão Théo com quem manteve contato por cartas e visitando-o algumas vezes. Deu um tiro em seu próprio peito em  27 de julho de 1890. Morreu dois dias depois, aos 37 anos.
Sua obra se tornou famosa no mundo inteiro. Um de seus quadros O Dr. Gachet atingiu o valor recorde  de 82 milhões de dólares pagos em 1990.











Madame Ginoux
A Arlesiana, 1890
Marie Ginoux era a dona do restaurante em Arles, onde Van Gogh fazia suas refeições todos os dias. Gauguim estava junto com Van Gogh neste momento mas ele fez um desenho enquanto Van Gogh pintou à óleo e finalizou essa pintura em menos de 1 hora.





























































































































































A ponte em Langlois com lavadeiras
1888  OST
 54 cm X 65 cm
Rijksmuseum Kröler-Müller, Otterlo (Holanda)




A igreja de Auvers
1890 OST
94 x 74 cm
Museé d'Orsay, Paris ( França)











































Ciprestes